Categorias Fitness

Qual a melhor hora do dia para malhar?

Muitas pessoas preferem se exercitar na parte da manhã, enquanto outras só se sentem dispostas para encarar os exercícios no fim do dia. Mas, afinal, existe a melhor hora do dia para malhar?

Há muitas controvérsias em relação a influência dos horários de treino nos resultados obtidos. Porém, cada organismo tem sua especificidade e, por isso, cada pessoa rende melhor em determinadas atividades em um dos turnos do dia.

Isso se explica pelo chamado ritmo circadiano (período de 24h no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos), que determina se uma pessoa consegue, por exemplo, se concentrar mais nos estudos, pela manhã, à tarde ou à noite. Assim também funciona com as atividades físicas.

Para descobrir a melhor hora do dia para malhar é preciso estar atento ao seu próprio relógio biológico, o qual controla os períodos de atividade e inatividade do corpo. Além disso, cada horário do dia apresenta vantagens e desvantagens para o corpo durante a prática de exercícios, e você pode explorar o melhor de cada um, levando em conta o seu objetivo e o seu tempo.

Um estudo da Universidade do Estado de Appalachian nos Estados Unidos, por exemplo, mostra que malhar pela manhã ajuda a dormir melhor. Outra pesquisa feita pela Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (Abne) mostra que o corpo tem mais força para malhar à noite.

MANHÃ

MASSA MUSCULAR: Além de ajudar no sono, outros estudos afirmam que malhar pela manhã (antes do meio-dia) pode ser o melhor horário para quem quer ganhar massa muscular. Isso porque os níveis de insulina e cortisol no corpo são mais altos no início do dia, resultando, portanto, em uma maior incorporação de proteínas nos músculos, o que provoca a hipertrofia.

DISPOSIÇÃO: Acelerando o organismo logo no começo do dia vai fazer com que aumente nossa disposição durante todo o dia, pois a atividade física libera endorfina – a substância do prazer. Além disso, quando você se exercita, o corpo envia oxigênio e nutrientes para os músculos, órgãos e tecidos. Isto significa que todo o sistema cardiovascular vai trabalhar com mais eficiência, aumentando sua energia para as atividades posteriores, além do bom-humor e de mais pique para enfrentar os problemas cotidianos.

RECUPERAÇÃO:  A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor depois dos exercícios matinais, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia.

FREQUÊNCIA: Segundo Cedric Bryant, do Conselho Americano do Exercício, o hábito da atividade física mais consistente é encontrado em pessoas que têm nele a sua primeira tarefa do dia. A atividade pela manhã ajuda a estabelecer uma rotina e se tornar mais assíduo.

ALIMENTAÇÃO: Por outro lado, é preciso ter cuidado com a alimentação anterior ao treino matinal. Quem come pouco pela manhã ou de forma inadequada, pode vir a sentir enjôos, fraqueza e até desmaiar durante os exercícios. Por isso, antes de se exercitar cedo, tome um café da manhã reforçado, com carboidratosnutriente ideal para ter energia durante a execução dos exercícios.

TARDE

PERDA DE PESO: é comprovado que o nosso metabolismo intensifica a potência física do corpo no período do final da tarde, sendo, portanto, o melhor horário indicado para treinos de musculação que foquem na perda de peso.

Além disso, a nossa temperatura corporal e os níveis hormonais alcançam os seus picos entre 16 e 19 horas, tornando os músculos mais flexíveis. Com isso, é produzida maior quantidade de testosterona, hormônio responsável pela construção muscular, e também do cortisol, que estimula a quebra de gorduras.

FORÇA: Os níveis de insulina e cortisol ainda estão altos durante a tarde, o que garante força durante os treinos.

PAUSA NA ROTINA: esse período serve como uma pausa na rotina. Se você tem um dia muito cansativo, pode ser uma opção para ter um tempo só para você.

TEMPO: Muitas pessoas aproveitam a pausa para o almoço para malhar, quando não têm a manhã e a noite disponíveis. Uma dica para quem malha esse horário é esperar pelo menos uma hora depois da refeição para iniciar o treino.

ALIMENTAÇÃO: Malhar logo após o almoço ou de estômago vazio não é indicado. O almoço, por exemplo, é a refeição que nos alimentamos com comidas mais pesadas e que precisam ser bem digeridas para não provocar náuseas e vômitos durante os exercícios.

NOITE

FORÇA: A grande vantagem em se malhar a noite é que nesse período a pessoa está mais alimentada, o que significa que terá mais força para realizar os exercícios, além de diminuir o risco de hipoglicemia durante o treino.

RELAXAMENTO: Se exercitar no fim do dia ajuda a se desligar do trabalho e a desestressar.

SONO: Como a prática de exercícios libera endorfina, malhar neste período pode influenciar positivamente a qualidade do sono. No entanto, em algumas pessoas, principalmente aquelas que precisam dormir cedo ou têm dificuldades para pegar no sono, a endorfina liberada pode gerar euforia e manter a pessoa acordada. Por isso analise o comportamento de seu organismo.

Uma dica é esperar de 2 a 3 horas antes de dormir e, após a rotina de treinos, faça exercícios de alongamento e respiração para relaxar o corpo.

ALIMENTAÇÃO: Refeições muito pesadas após a academia neste período são desaconselhadas, pois elas podem atrapalhar o sono e propiciar o aumento de gordura. Portanto, sua alimentação deve ser muito bem balanceada para que os exercícios não causem o efeito contrário, fazendo você ganhar peso.

NÃO PARE!

A melhor hora do dia para malhar é aquela que se encaixa no seu dia. Se você tem disponibilidade para fazer exercícios de manhã de forma frequente, essa será a sua melhor hora para malhar. Em contrapartida, se você só tem um tempo livre durante noite, esse será o seu melhor período para praticar exercícios.

O exercício físico praticado em qualquer hora do dia é melhor do que em hora nenhuma, portanto, não fique parado! Independente do horário que você tem disponível para malhar lembre-se de fazer de maneira consistente, seguindo uma agenda. Os treinos também não precisam ser longos.

Além disso, se você varia muito o horário para treinar, porque sua agenda é bem concorrida, não se preocupe. A variação constante de horário não prejudica o seu rendimento.

Compartilhe
Publicado por
Matheus

Posts recentes

  • Estar Bem

Beber água emagrece?

Acredite: não é mágica, é apenas água! Você sabia que 60% do nosso corpo é composto por água? Temos um…

2 anos atrás
  • Comunidades

Como a Queima Diária me ajudou a curar a hipertensão

Flávia de Carvalho tem 34 anos, uma filha de 3 anos e era hipertensa. Durante e após sua gestação passou…

2 anos atrás
  • Comunidades

Me vi sem chão e comecei a cuidar de mim mesma

Você já se pegou em um estado de falta de vontade para realizar atividades físicas, ou com energia reduzida para…

2 anos atrás
  • Comunidades

Cuidados após covid-19: quando retornar para o treino?

Após testar positivo para o Covid-19, você pode perder força e sua resistência aeróbica diminui, além disso, todo o seu…

2 anos atrás
  • Movimento

10 exercícios para te ajudar a queimar gordura

Está cansada de fazer os mesmos exercícios e não conseguir queimar aquela gordurinha que não some por nada? Pois bem,…

2 anos atrás
  • Fitness
  • Movimento

Descubra o tempo de treino ideal para você

Com nossas agendas lotadas, é difícil encontrar tempo para se exercitar, não é mesmo?Entre trabalhar, estudar, manter contato com aqueles…

2 anos atrás