Categorias EmagrecimentoExercíciosFitnessMovimento

14 minutos de exercícios são suficientes para emagrecer?

Alguns acreditam que para perder peso é preciso que uma atividade física seja realizada por períodos longos, de no mínimo uma hora. Com esse pensamento, muita gente acaba desistindo dos treinos por não conseguir encaixá-los na rotina. No entanto, hoje estudos provam que apenas 14 minutos de exercícios são suficientes para emagrecer.

Qualquer quantidade de atividade física, mesmo que por um período curto de tempo, além de fazer bem para o organismo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, pode provocar bons resultados no corpo. Para isso, devem ser muito bem aproveitados e feitos numa frequência cardíaca alta para que haja queima de gordura. Além disso, dessa forma há uma maior facilidade de encontrar tempo para se exercitar em algum momento livre do dia.

EXERCÍCIOS DE ALTA INTENSIDADE

Aqueles que costumam subestimar o potencial para a perda de gorduras com poucos exercícios por dia, é porque não acreditam no simples fato de que os intervalos relativamente curtos são capazes de produzir resultados muito significativos. Ainda que em pouco tempo o volume de trabalho do corpo seja pequeno, 14 minutos de exercícios são suficientes para emagrecer, desde que estes sejam feitos com grande intensidade.

Para comprovar esse ponto, uma pesquisa realizada na Queen’s University, do Canadá e publicada no periódico Applied Physiology, Nutrition and Metabolism, estudou os efeitos do treinamento curto e de alta intensidade dividindo 1.800 pessoas em dois grupos: metade fazia exercícios moderados em 150 minutos semanais, enquanto outros faziam exercícios vigorosos apenas 75 minutos por semana – pouco mais de dez minutos por dia. Ao final, esse segundo grupo obteve mais benefícios com o exercício do que o grupo que treinou com a intensidade moderada.

Outro estudo recente demonstrou que algumas sessões de treinamento intervalado de alta intensidade durante duas semanas, por exemplo, incrementam a queima de gorduras durante o exercício em mais de 30%.

Com isso é possível perceber que breves sessões de alta intensidade podem produzir adaptações semelhantes ou até melhores àquelas relacionadas com períodos de exercícios contínuos mais prolongados e de intensidade moderada. Isso porque o gasto de energia vai permanecer elevado durante os períodos de recuperação entre os intervalos de exercício.

MENOS É MAIS

O principal benefício do método de treino de alta intensidade é que mesmo após o termino da sua sessão, você ainda continua queimando calorias, ao contrário do exercício leve a moderado que promove a queima de gordura e o gasto calórico apenas durante o esforço feito.

Isso acontece pois o treino de alta intensidade aumenta a necessidade do corpo por oxigênio durante o esforço e cria uma escassez do mesmo durante o exercício. Portanto, a energia anaeróbica (sem o uso de oxigênio) prevalece durante o período de alta intensidade e faz com que a taxa metabólica basal em repouso continue queimando calorias. Exatamente o processo necessário para reduzir o peso.

A queima de gordura dessa forma é mais eficiente e acelera o metabolismo, fazendo com haja mais queima de calorias durante todo o restante do dia. Além disso, por serem exercícios que exigem grande esforço, promovem também o aumento de massa magra e condicionamento físico, a produção do hormônio GH, responsável por aumentar o consumo de gordura, e de quebra, a inibição do apetite.

PARECE, MAS NÃO É FÁCIL

Embora gaste pouco tempo, ninguém disse que esse tipo de treinamento seria fácil. Pelo contrário. Não é de se surpreender que suas pernas fiquem bambas no final de um treino intenso. Mesmo não sendo necessário exercitar-se com intensidade total para observar resultados, nesse tipo de treino você terá de sair da sua “zona de conforto” se quiser obter os benefícios.

O segredo está na combinação de exercícios aeróbicos com exercícios de resistência/força. Com esse revezamento e muito esforço, é possível começar a queimar gordura nas primeiras 48 horas após a realização da atividade, e assim os 14 minutos de exercícios são suficientes para emagrecer.

PARA VOCÊ QUE É MÃE

Falta de tempo é algo que rodeia a rotina de uma mãe não é mesmo? Por isso, breves sessões de exercícios de grande intensidade são uma ótima opção para aquelas mulheres que saíram da gravidez insatisfeitas com as mudanças no corpo, mas que não encontram uma brecha para se exercitar.

Foi pensando nisso que a especialista em treinamento físico para mulheres, Gabriela Cangussú, criou o programa Mamãe Sarada, para ajudar mães que querem recuperar o corpo que tinham antes da gravidez o mais rápido possível e sem gastar tanto tempo como em uma academia.

Depois de ganhar 14kg em sua segunda gravidez, Gabriela fez do seu corpo um laboratório de testes, até chegar ao método do programa, com exercícios de alta intensidade que foram os responsáveis por ela estar hoje na melhor forma da sua vida.

Rápido e Eficiente

O Mamãe Sarada consiste em uma sequência de treinos exibidos em vídeos online com duração de apenas 14 minutos cada. São poucos minutos intensos para que as mães ocupadas consigam acompanhar e assim voltarem à boa forma rapidamente, gastando pouco tempo do seu dia e sem precisar sair de perto do filho.

O método de emagrecimento e fortalecimento do programa atende as necessidades específicas das mães, focando principalmente nas áreas mais prejudicadas durante a gravidez como o barriga, pernas e glúteos, através de exercícios dinâmicos e possíveis de serem encaixados em qualquer horário livre. Você pode usar o tempo que o bebê dorme, brinca ou fica na companhia do pai, por exemplo.

Além disso, os treinos são instruídos pela própria Gabriela, que sempre dá dicas e ensinamentos de como realizar cada exercício da forma correta. “Além do preço ser acessível, é muito bom ter uma personal trainer em casa, fazendo os exercícios junto com você”, conta a aluna Marcela Oliveira, 24, mãe de dois filhos e que ao adotar o programa na sua rotina e melhorar a alimentação, conseguiu emagrecer 2kg logo nos primeiros 15 dias.

Pode ser feito em qualquer lugar

Além disso, os treinos podem ser feitos em qualquer lugar e sem o uso de aparelhos, sendo, portanto, uma solução para as mães que não tem com quem deixar o bebê.

Isso é possível porque o programa utiliza a tecnologia semelhante à do Netflix em que o usuário não precisa baixar os vídeos, podendo assisti-los online, onde e quando quiser. Essa facilidade permite ainda que as 3.500 alunas do Mamãe Sarada possam acompanhar os treinos por meio de qualquer aparelho conectado à internet, seja tablet, smartphone, computador, smartTV, notebook ou iPad.

Agora não tem mais desculpa para não voltar a boa forma de antes. Com o programa, é possível virar uma “mamãe sarada” sem precisar sair de casa.

Compartilhe
Publicado por
Matheus

Posts recentes

  • Estar Bem

Beber água emagrece?

Acredite: não é mágica, é apenas água! Você sabia que 60% do nosso corpo é composto por água? Temos um…

3 anos atrás
  • Comunidades

Como a Queima Diária me ajudou a curar a hipertensão

Flávia de Carvalho tem 34 anos, uma filha de 3 anos e era hipertensa. Durante e após sua gestação passou…

3 anos atrás
  • Comunidades

Me vi sem chão e comecei a cuidar de mim mesma

Você já se pegou em um estado de falta de vontade para realizar atividades físicas, ou com energia reduzida para…

3 anos atrás
  • Comunidades

Cuidados após covid-19: quando retornar para o treino?

Após testar positivo para o Covid-19, você pode perder força e sua resistência aeróbica diminui, além disso, todo o seu…

3 anos atrás
  • Movimento

10 exercícios para te ajudar a queimar gordura

Está cansada de fazer os mesmos exercícios e não conseguir queimar aquela gordurinha que não some por nada? Pois bem,…

3 anos atrás
  • Fitness
  • Movimento

Descubra o tempo de treino ideal para você

Com nossas agendas lotadas, é difícil encontrar tempo para se exercitar, não é mesmo?Entre trabalhar, estudar, manter contato com aqueles…

3 anos atrás