Depois da chegada do filho, a rotina de uma mãe muda completamente. Amamentar, trocar a fralda, colocar para dormir, e mais tarde os horários da escola e da aula de inglês, além de trabalhar e cuidar da casa. Toda essa correria faz com que muitas mulheres não encontrem tempo para cuidar da aparência e manter o corpo em forma, favorecendo assim para a baixo autoestima após o parto.
Frequentar uma academia ou um salão de beleza é uma realidade distante para essas mães com tantas responsabilidades durante o dia, o que torna as 24h insuficientes para cuidar de si mesma. A baixa autoestima, portanto, se instala ao se olharem no espelho e verem um novo corpo, muito diferente do que tinham antes da gravidez.
Além disso, sem mesmo perceber, o cansaço, a irritação e a angústia aparecem quando a mãe está sobrecarregada de afazeres, colocando-as pra baixo e desanimadas. Para reverter esse quadro e fazer as pazes com o espelho, separamos algumas dicas para as mulheres que passam por isso (que não são poucas):
A especialista em treinamento físico para mulheres, Gabriela Cangussú, passou pela mesma dificuldade que muitas mães passam depois do nascimento do filho. Na sua segunda gravidez ganhou 14kg, os quais não conseguiu perder facilmente. Foi pensando nisso e na falta de tempo dessa fase que ela criou o programa “Mamãe Sarada” para ajudar mães a recuperarem o corpo de antes da gravidez, e com ele, a sua autoestima.
O Mamãe Sarada é composto por exercícios auxiliados pela própria Gabriela por meio de vídeos online. Com a duração de apenas 14 minutos diários, os treinos podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora – uma ótima opção para as mães que precisam utilizar o tempo da soneca da criança. O programa é especializado para atender as necessidades das mães, com um foco nos membros mais afetados na gravidez, como abdome, pernas e glúteos.
SEM CULPA
Cuidar da pele, dos cabelos e da forma que o corpo assumiu depois do parto não é motivo para se sentir culpada. Não se cobre um tempo integral de responsabilidade sem se lembrar o quanto é importante cuidar de você mesma. A mulher quando está bem consigo mesma, cuida ainda melhor do seu filho. Portanto, reserve um tempo para você diariamente, não deixe a vaidade esquecida e fique atenta para que a falta de autoestima nesse período não se transforme na temida depressão pós-parto.
As mudanças no corpo acontecem gradualmente, e os hormônios vão se reestabelecendo com o tempo. Com paciência, esforço e segurança é possível alcançar o objetivo e entrar naquela calça jeans preferida novamente.
Acredite: não é mágica, é apenas água! Você sabia que 60% do nosso corpo é composto por água? Temos um…
Flávia de Carvalho tem 34 anos, uma filha de 3 anos e era hipertensa. Durante e após sua gestação passou…
Você já se pegou em um estado de falta de vontade para realizar atividades físicas, ou com energia reduzida para…
Após testar positivo para o Covid-19, você pode perder força e sua resistência aeróbica diminui, além disso, todo o seu…
Está cansada de fazer os mesmos exercícios e não conseguir queimar aquela gordurinha que não some por nada? Pois bem,…
Com nossas agendas lotadas, é difícil encontrar tempo para se exercitar, não é mesmo?Entre trabalhar, estudar, manter contato com aqueles…