Uma dúvida comum entre as mulheres que praticam exercícios físicos regularmente é quanto a realização das atividades durante o ciclo menstrual. A menstruação, de maneira geral, é incômoda, mas o que muitas mulheres não sabem é se fazer exercícios menstruada realmente faz mal ou não.
Dentre as diversas mudanças que ocorrem nesse período, uma coisa é certa: a menstruação tem ação direta nos níveis hormonais das mulheres, causando mudanças significativas no seu corpo e ao modo como ele reage a cada atividade física realizada.
Mas isso não quer dizer que fazer exercícios durante a menstruação pode ser ruim. Pelo contrário, dependendo do dia, malhar pode trazer resultados positivos para o seu corpo, aliviando, inclusive, as “intermináveis” e dolorosas cólicas.
Mas, antes de chegar nas influências positivas e negativas de atividades físicas durante a menstruação, vale aprofundar um pouco no tema e entender o que acontece em cada fase do ciclo.
Com intervalo médio de 28 dias, a duração do ciclo menstrual pode variar entre diferentes mulheres e é dividido em quatro fases:
O rendimento durante o treino pode variar dependendo da fase na qual a mulher se encontra, já que a liberação de hormônios é diferente em cada um dos intervalos.
É durante a fase pré-menstrual que acontece a ovulação e a maioria dos sintomas negativos do ciclo são sentidos aqui, incluindo a famosa TPM.
Nessa fase, há queda nos níveis de progesterona, reduzindo a capacidade de concentração e fazendo com que o cansaço apareça de forma mais rápida. É comum se sentir mais fraca, com dores de cabeça e nos seios, reduzindo o desempenho durante as atividades.
Durante a menstruação em si, os níveis de estrógeno e de progesterona são reduzidos para quase zero. Cólica e cansaço são sintomas comuns e podem deixar a mulher indisposta para os treinos.
Aqui, o nível crescente de estrogênio e o aumento na secreção de noradrenalina são os responsáveis por proporcionar um melhor desempenho nas atividades.
Uma vez que a menstruação é uma constante na vida da mulher, saber adaptar a intensidade e o nível de exercícios em cada fase do ciclo é parte essencial para atingir resultados satisfatórios com o treino.
Sem contar que, como mencionado anteriormente, você pode usufruir de alguns benefícios da prática esportiva durante a menstruação, incluindo o alívio das cólicas e da dor de cabeça.
Não existe nenhuma contraindicação quando o assunto é malhar menstruada – os exercícios físicos podem ser praticados normalmente, contanto que a mulher esteja confortável e não sinta nenhum incômodo.
Caso opte por treinar, é recomendado ponderar seus limites durante os exercícios e, caso perceba que está se sentindo um pouco mal, o ideal é parar.
Exercícios desse tipo ajudam a aliviar as cólicas, diminuem o inchaço e ajudam no controle das alterações de humor. Por serem atividades que liberam endorfina, também estão relacionadas com a sensação de bem-estar e tranquilidade, além de serem benéficas no alívio da dor de cabeça, já que aceleram a circulação sanguínea.
As técnicas de respiração e relaxamento da prática de Yoga aliviam o estresse e a tensão, acalmando o sistema nervoso devido ao aumento no fluxo sanguíneo. Os alongamentos também acionam o abdômen e amenizam a cólica.
Caso você decida pela prática de Yoga durante a menstruação, evite as posições invertidas, onde o apoio fica na cabeça ou sobre os ombros, pois elas podem gerar um fluxo menstrual excessivo.
HIIT é a sigla em inglês para “treino intervalado de alta intensidade”. Esse tipo de treino permite acessar fontes de energia como carboidratos e glicogênio, suprindo as baixas nos níveis de estrogênio e progesterona que ocorrem durante a menstruação e facilitando o desempenho durante o treino.
Se você sentir cólicas excessivas ou muito cansaço durante as atividades, o ideal é diminuir a intensidade do treino e passar para os exercícios mais leves.
Se mesmo em atividades de menor intensidade você continuar sentindo incômodos, é recomendado tirar alguns dias para descansar.
Acredite: não é mágica, é apenas água! Você sabia que 60% do nosso corpo é composto por água? Temos um…
Flávia de Carvalho tem 34 anos, uma filha de 3 anos e era hipertensa. Durante e após sua gestação passou…
Você já se pegou em um estado de falta de vontade para realizar atividades físicas, ou com energia reduzida para…
Após testar positivo para o Covid-19, você pode perder força e sua resistência aeróbica diminui, além disso, todo o seu…
Está cansada de fazer os mesmos exercícios e não conseguir queimar aquela gordurinha que não some por nada? Pois bem,…
Com nossas agendas lotadas, é difícil encontrar tempo para se exercitar, não é mesmo?Entre trabalhar, estudar, manter contato com aqueles…