Todo mundo sabe que a fórmula infalível para emagrecer é unir uma rotina de exercícios a uma alimentação saudável, certo? Certo. O problema é que a segunda parte da equação nem sempre é levada a sério, dificultando o desaparecimento dos quilinhos extras. A boa notícia é que é possível emagrecer sem fazer dietas. Acredita?
Os motivos que fazem a alimentação ser uma parte tão complicada do emagrecimento são muitos: as dietas restritivas são extremamente difíceis de seguir, os resultados não aparecem rapidamente, os pratos são monótonos a ponto de enjoar o paladar e o desejo de comer alimentos que estão fora do cardápio fica cada vez mais incontrolável.
Por isso, separamos aqui algumas dicas fáceis para enxugar as gorduras do seu corpo e conseguir emagrecer sem fazer dietas. Confira!
Não precisa ter pressa para fazer suas refeições! Estudos comprovaram que quanto mais você mastigar um alimento, menor é a quantidade de comida que você ingere. A explicação é fácil: o organismo demora cerca de 20 minutos para associar que está saciado, então, se você comer rápido demais, pode passar da conta sem mesmo perceber que já estava satisfeito.
Ninguém precisa passar fome para perder peso! Se você quer emagrecer sem fazer dietas, divida suas refeições em porções pequenas e coma mais vezes ao dia. Assim, você evita exageros porque dificilmente ficará com muita fome e ainda mantém seu metabolismo sempre acelerado. Existem, também, outras maneiras de emagrecer que baseiam-se em um número menor de refeições diárias. São maneiras válidas, mas mais difíceis de executar por quem não tem o hábito de fazer dietas.
Sua mãe estava certa quando falava que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Quem não come nada pela manhã sente mais fome ao passar das horas e tem mais chance de se alimentar de forma incorreta (com muitos carboidratos, por exemplo, que dão energia de forma rápida, mas que favorecem o aumento de peso). O ideal é se alimentar de forma leve e nutritiva, unindo proteínas, carboidratos (integrais, de preferência) e vitaminas.
Além de promover diversos benefícios para a saúde, o consumo diário de fibras aumenta a saciedade e controla o índice glicêmico do organismo, evitando picos de insulina no sangue (o que favorece no emagrecimento). O ideal, para os adultos, é que o consumo seja de 20 a 30 gramas por dia.
Uma dica de ouro para quem quer emagrecer sem fazer dietas é adicionar alimentos termogênicos ao cardápio. Gengibre, pimenta, canela e chá verde são boas opções. Eles são responsáveis por acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico em até 15% ao dia.
O Ômega 3 é um ácido graxo responsável por elevar os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar, também responsável por controlar o apetite. Quando ele está em falta, o corpo produz uma quantidade elevada de cortisona – hormônio que eleva o apetite e está diretamente ligado ao aumento do peso. Sardinha, atum, nozes, chia e linhaça são alguns exemplos de alimentos que você deve acrescentar ao seu cardápio para evitar que isso aconteça.
A água é uma grande aliada na perda de peso por dois motivos: o primeiro é que a bebida está diretamente ligada à eliminação do sódio do organismo, auxiliando o corpo a reter menos líquidos. Além disso, o consumo de dois copos de água antes das principais refeições ajuda na saciedade, fazendo com que você coma menos.
Quem dorme pouco produz mais grelina, hormônio que aumenta a sensação de fome e contribui no estoque de gordura. Além disso, um estudo feito pela Universidade de Chicago concluiu que dormir mal retarda o metabolismo, fazendo com que a queima calórica aconteça mais lentamente.
Emagrecer sem fazer dietas é possível, mas emagrecer sem praticar exercícios físicos não é um caminho tão fácil assim. Pense na gordura como um combustível: você precisa se movimentar para queimá-la.
Vale de tudo! Musculação, corrida ou algum esporte da sua preferência – o importante é que você esteja sempre em movimento. Isso aumenta o metabolismo do seu corpo e faz com que você queime as tão incômodas gordurinhas com muito mais rapidez.
Chega de contar calorias! Uma alimentação saudável não significa uma alimentação restrita, nem mesmo uma alimentação regrada.
A dica de ouro para emagrecer sem fazer dietas é aumentar o consumo de alimentos saudáveis e comer menos carboidratos e gorduras, principalmente no período noturno. Você não precisa se privar de comer aquilo que gosta, basta comer em quantidades pequenas e nos horários corretos.
Além disso, é essencial que você siga uma rotina de exercícios físicos. Se você não tem tempo e/ou disposição para se aventurar em uma academia, saiba que é possível perder muito peso sem sair de casa. O segredo são os eficientes e poderosos programas online de exercícios feitos exclusivamente para quem quer emagrecer rapidamente de forma saudável e segura. E o melhor: quando e onde a pessoa quiser.
Se interessou? Dê uma olhada nos nossos programas clicando aqui. Tenho certeza que você encontrará algum ideal para seus gostos e necessidades!
Acredite: não é mágica, é apenas água! Você sabia que 60% do nosso corpo é composto por água? Temos um…
Flávia de Carvalho tem 34 anos, uma filha de 3 anos e era hipertensa. Durante e após sua gestação passou…
Você já se pegou em um estado de falta de vontade para realizar atividades físicas, ou com energia reduzida para…
Após testar positivo para o Covid-19, você pode perder força e sua resistência aeróbica diminui, além disso, todo o seu…
Está cansada de fazer os mesmos exercícios e não conseguir queimar aquela gordurinha que não some por nada? Pois bem,…
Com nossas agendas lotadas, é difícil encontrar tempo para se exercitar, não é mesmo?Entre trabalhar, estudar, manter contato com aqueles…