Movimento

10 exercícios para te ajudar a queimar gordura

Está cansada de fazer os mesmos exercícios e não conseguir queimar aquela gordurinha que não some por nada? Pois bem, talvez seja hora de iniciar um treino potente para atingir seus objetivos.

O exercício físico é um excelente aliado à queima de gordura corporal em excesso. Além de promover uma “balança negativa” de gasto e consumo em calorias, o exercício promove o melhor funcionamento do organismo.

Pensando em te ajudar nesse processo, conversamos com o nosso educador físico, Flávio Areal para listar os melhores exercícios. Vamos lá?

1 – Pular Corda

Esse exercício é popularmente conhecido na infância e infantilizado por parecer apenas brincadeira, porém é um exercício que se mostra maduro por exigir até 2 metros quadrados para ser executado. 

O movimento ocorre por meio de múltiplos saltos sobre a corda, coordenado pelo movimento dos braços ou das mãos, trabalhando a potência e a força dos membros inferiores pelo deslocamento vertical do peso corporal. 

Parece ser um exercício simples e pouco efetivo, no entanto para potencializar a perda de gordura corporal, basta realizar repetidas vezes com a maior velocidade e a melhor execução possível por minutos, chegando a perder até 500 calorias numa única sessão de 40 minutos.  

2 – Corrida

Considerado ser o exercício mais democrático de todos, ele não tem segredo: basta aumentar a velocidade dos pés para iniciar o treino. 

A principal vantagem, quando comparada ao elíptico, é a sobrecarga vertical ao longo da corrida que aumenta o período de encurtamento e alongamento muscular promovendo mais gasto calórico. Para potencialização da queima de gordura recomenda-se alternar o exercício da corrida com exercícios de contra resistência.  

3 – Aulas de Dança

Indicada para qualquer idade,as aulas de dança são divertidasque promovem a liberação de endorfina e serotonina, conhecidos como os hormônios do prazer. O gasto calórico pode ser tão alto quanto a intensidade que a dança for apresentada dependendo do ritmo imposto. Podemos considerar que a dança pode chegar a um gasto calórico de até 350 calorias em 40 minutos.

Esse exercício ficou muito famoso entre as mulheres por promover uma sensação de queimação nos membros inferiores da coxa, glúteo e panturrilha. Subir escadas pode ser um potente exercício cíclico que, além de fazer a manutenção cardiovascular, promove um alto gasto calórico.

5 – Musculação ou Exercícios Funcionais

Estudos trazem benefícios para a saúde com exercícios conhecidos como contra resistência, ou seja, que existe uma resistência a ser vencida no exercício por um período pré-determinado, ou pela quantidade de repetições ou pelo tempo sugerido que não ultrapasse o período de 1 minuto.

Estes exercícios promovem adaptações neuromusculares que agem na manutenção da força óssea, articular e muscular que por consequência aumentam metabolicamente a perda de gordura corporal, mesmo horas após o exercício realizado. 

6 – Corda Naval


Conhecido como um exercício híbrido que exige tanto do sistema cardiorrespiratório quanto da resistência muscular, os seus benefícios são semelhantes aos apresentados na musculação. Geralmente são executados de forma intervalada e em alta intensidade, principalmente pela sobrecarga extra da corda e pela execução cíclica do exercício.

7 – Elípticos

Os elípticos são os aparelhos queridinhos das pessoas quando chegam na academia, são exercícios cardiorrespiratórios que movimentam braços e pernas de forma sincronizada com uma carga gradual estabelecida por cada fabricante. 

Os gastos calóricos destes exercícios podem chegar a valores de até 500 calorias por treino, no entanto estudos já demonstram que as variações de intensidade ao longo do exercício nestes equipamentos são mais efetivas do que treino contínuos por longas semanas ou meses. 

9 – O Boxe

São aulas que promovem tanto adaptações cardiorrespiratórias quanto de contra resistência, por misturar dança, resistência e movimentos com potência. Dependendo da intensidade imposta a modalidade e a duração, uma aula de boxe pode chegar a ter um gasto calórico de até 700 calorias

9 – Aulas de Ginásticas

As aulas de ginástica quanto mais movimentadas forem, maior serão os gastos calóricos. Por apresentarem mais repetições e menos cargas externas, são aulas com exercícios localizados que podem trazer benefícios semelhantes aos exercícios da musculação. Com isso, os gastos calóricos podem chegar a 400 calorias por sessão de treino.

10 – Natação

Talvez, por ser uma atividade prazerosa e trazer sensação de bem-estar, a natação pode ser considerada o esporte mais querido das pessoas. A natação possui os mesmos benefícios do exercícios cíclicos, a relação entre a intensidade e a duração deve promover adaptações neuromusculares distintas, no entanto de forma periodizada apresentará gastos calóricos surpreendentes.

Quanto mais você treina, mais alta sua frequência cardíaca e mais calorias você queima. Então, é muito importante que você dê tudo de si para que você possa tirar o máximo proveito do seu treino. 

Agora que você entende os benefícios de realizar exercícios físicos, compartilhe esse conteúdo com seus amigos. 

Bom treino!