[ratings]
Podemos dizer que o nascimento de um bebê é sinônimo de alegria e cansaço ao mesmo tempo. A felicidade da mãe de curtir a criança entra em choque com a falta de tempo para cuidar do próprio corpo, e por isso, é normal que passe a olhar para o espelho desejando a forma que tinha antes. Uma das maiores dúvidas que aparecem nesse período é como acabar com a celulite que surgiu com a gravidez.
Considerada pelas mulheres como uma grande vilã, é comum que a celulite se agrave ou até mesmo surja durante a gestação, aparecendo assim marcas principalmente na região das coxas, quadris e bumbum.
O QUE É
A celulite nada mais é que a formação de gordura no tecido que fica abaixo da pele, provocada principalmente por maus hábitos alimentares, a falta de atividade física e a própria genética.
Costuma ser comparada à uma casca de laranja, já que seu aspecto possui pequenos furinhos na superfície da pele. A presença dela significa que as células do corpo não estão suficientemente boas para acomodar o ganho de peso.
Existem alguns níveis de gravidade da celulite. Os casos mais amenos em geral são considerados do tipo 1, os intermediários do tipo 2 e os casos mais graves são do tipo 3 e 4.
POR QUE APARECE NA GRAVIDEZ
Durante a gestação, a celulite tende a agravar devido a retenção de liquido e ao armazenamento de gordura em excesso, já que durante esse período a mulher acaba se exercitando menos que o normal, resultando também no aumento de peso. Portanto, quanto mais a grávida engordar, maiores são as chances das vilãs aparecerem pelo corpo.
No entanto, o ganho de peso não é o único culpado. A alteração de hormônios, como por exemplo, o aumento da produção de estrógeno (o hormônio feminino) na gravidez, também pode ser responsável pela má distribuição das células de gordura no organismo. Por isso, mesmo se a mulher antes da gravidez tinha um corpo resistente à celulite, isso não garante que não passe a ter o problema depois da gestação.
A alta produção de estrógeno no organismo faz com que a gordura se acumule nas áreas propensas a depósitos de gordura. Com o tempo, isso obstrui o sistema de drenagem linfático, enfraquecendo os tecidos conjuntivos, uma das causas da celulite na gravidez.
Felizmente, logo após o parto e com o início da amamentação, a mulher já começa a perder parte do peso extra que foi adquirido na gravidez. Na maioria das vezes isso faz com que favoreça a redução da celulite.
COMO ACABAR COM ELAS
Porém, não vale a pena contar com a sorte e esperar para ver se as estrias irão surgir. O corpo de cada mulher tem sua especificidade, e para não correr o risco das celulites se instalarem, é importante prevenir desde o início da gestação.
O ideal é utilizar óleos e creme hidrantes logo no inicio da gravidez e também nos primeiros meses após o parto, fazendo com que a pele fique mais hidratada evitando assim o surgimento das celulites.
Além disso, o controle do peso, as atividades físicas adequadas para a gestante e principalmente a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis são o melhor tratamento de como acabar com a celulite após o parto :
Tenha uma alimentação saudável: A alimentação após o parto deve ser bastante equilibrada, atentando sempre para a ingestão dos nutrientes necessários para a composição do leite materno. Evitar alimentos ricos em sódio (sal) é muito importante, já que é o principal responsável pela retenção de líquidos e o aspecto furadinho da celulite.
Beba muita água: A água ajuda na eliminação das toxinas e melhora as ondulações da pele provocadas pela celulite.
Pratique exercícios físicos: As atividades físicas são as principais aliadas para acabar com a celulite após a gravidez. Treinamentos de força ajudam a queimar calorias e sessões mesmo que curtas, são excelentes para reduzir a aparência esburacada da celulite.
Depois da dificuldade de conseguir perder os 14 quilos que ganhou em sua segunda gravidez, a especialista em treinamento físico para mulheres, Gabriela Cangussú, passou a entender melhor o que muitas mães vivem após o parto. Pensando nisso, resolveu criar o programa “Mamãe Sarada” para auxiliar essas mulheres a recuperarem a antiga boa forma.
O programa é online e oferece treinos por meio de vídeos, para serem feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, já que possuem a duração de apenas 14 minutos diários. Todos os exercícios são auxiliados pela própria Gabriela, atendendo as necessidades das mães, com um foco nos membros mais afetados na gravidez, como pernas e glúteos.
Hoje com mais de 1.100 alunas, o Mamãe Sarada além de auxiliar na perda de peso em pouco tempo, ajuda a eliminar a celulite tão indesejada.
Métodos estéticos: Os tratamentos estéticos são a última opção, mas também podem ajudar caso as celulites continuem a incomodar. Os mais indicados são a radiofrequência, o infravermelho e as massagens do tipo drenagem linfática.