Você já tentou de tudo para emagrecer e não consegue perder as gordurinhas indesejadas mesmo fazendo dieta e exercícios físicos frequentes? O problema pode estar no seu metabolismo que, quando desacelerado, retarda a queima calórica e reduz o seu desempenho físico de forma intensa.
Quando o metabolismo está lento, o corpo demora mais tempo para transformar as calorias ingeridas em energia, aumentando a tendência de engordar.
Mas, afinal, o que retarda o metabolismo do corpo?
Existem alguns fatores incontroláveis que estão diretamente ligados ao desempenho do metabolismo. A idade e o sexo são dois deles: a medida que envelhecemos, o metabolismo tende a desacelerar. Além disso, os homens têm o metabolismo mais acelerado que as mulheres por possuírem maior quantidade de músculos.
A má alimentação, o sedentarismo, a falta de sono e o estresse são outros fatores que contribuem para o retardo do metabolismo. A boa notícia é que são fatores reversíveis e, com algumas mudanças de hábito, podem ser facilmente resolvidos.
Separamos abaixo algumas dicas de como acelerar seu metabolismo para emagrecer mais rapidamente. Confira!
Durma bem
Tem dica mais fácil que essa? De acordo com um estudo americano, uma boa noite de sono é crucial para que o metabolismo fique sempre acelerado. O motivo é hormonal: quando dormimos mal, nosso corpo produz uma quantidade maior de grelina, hormônio que diminui a saciedade e aumenta o estoque de gorduras.
Tome café da manhã
Quem quer emagrecer não deve pular a refeição mais importante do dia de maneira alguma. Ao menos é o que diz o estudo publicado no American Journal of Epidemiology, que utilizou voluntários para fazer um teste. Alguns dos voluntários consumiram, no café da manhã, aproximadamente ¼ das calorias diárias recomendadas. Outros, consumiram entre 0 a 11% do valor.
O resultado foi surpreendente: os que tomaram um café da manhã mais reforçado ganharam cerca de 1,7 quilos ao longo de quatro anos, enquanto os outros engordaram quase 3 quilos. Além disso, o estudo mostrou que os voluntários que pulavam a refeição constantemente tinham uma chance 4,5 vezes maior de desenvolver obesidade.
Coma alimentos termogênicos
Canela, gengibre, pimenta, chá verde ou até mesmo um bom copo de água gelada te ajudam a perder peso sem esforço algum. Isso acontece porque eles são alimentos termogênicos, que exigem mais trabalho do corpo na digestão, aumentando a queima de gorduras e de calorias.
Aumente o consumo de fibras e proteínas
Assim como os alimentos termogênicos, as fibras e proteínas também demandam mais esforço do organismo no processo de digestão. Além disso, são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você se sinta satisfeito com menos comida. Outro grande benefício das proteínas, mostrado em uma pesquisa de Harvard, é que elas diminuem o tempo gasto na digestão dos carboidratos, evitando picos de glicemia no organismo.
Beba água
Quando seu corpo fica desidratado, seu metabolismo cai. E não é pouco não! Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism concluiu que beber 500 ml de água acelera o metabolismo em aproximadamente 30%. O impulso acontece 10 minutos após a ingestão e tem seu pico máximo aproximadamente entre 30 a 40 minutos depois.
Exercite-se
Os exercícios físicos são um dos melhores catalisadores para acelerar o metabolismo e contribuir para a perda de peso. Para melhores resultados, o ideal é que você associe treinos aeróbicos com treinos de força.
As atividades aeróbicas mantêm o metabolismo acelerado por até 12 horas, ou seja, você queima calorias até quando está em repouso. Já os treinos de força são responsáveis por aumentar a quantidade de músculos – que são grandes consumidores de energia e consomem calorias com mais rapidez que as gorduras.
Uma boa opção de atividade que une as duas modalidades é o HIIT(treinamento intervalado de alta intensidade, traduzido do inglês High Intensity Interval Training). O HIIT foi feito feito para aqueles que querem bons resultados em pouco tempo – e que estão dispostos a suar muito a camisa.
O treino consiste em uma série de exercícios intensos intercalados com exercícios mais leves, que baixam a frequência cardíaca e permitem que você descanse enquanto se exercita. O treino é rápido: bastam 12 minutinhos diários para queimar gorduras e tonificar seus músculos.
O melhor de tudo é que o HIIT pode ser feito em qualquer lugar, incluindo a sua casa. Se interessou? Clique aqui e conheça um pouco mais do treino que está fazendo a cabeça de todo mundo – e moldando o corpo também!
Mude seus hábitos
Acelerar o metabolismo favorece o emagrecimento e a saúde do corpo, além de potencializar o desempenho nas atividades do dia a dia. A solução para que isso aconteça é cultivar hábitos saudáveis e ter paciência, já que os resultados são mais visíveis a longo prazo.
Clique aqui para conhecer os melhores programas de exercícios online e começar a mudar seus hábitos hoje mesmo, sem sair de casa. Com uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios diários, não tem metabolismo que fique lento!