Exercícios Fitness Movimento

Seu filho só fica no celular? Aprenda a mudar essa realidade

Você já sabe a importância de manter uma rotina diária de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, certo? Mas já parou para pensar que seus filhos também devem seguir uma rotina similar?

Observe o ambiente familiar a sua volta: os encontros de família geralmente baseiam-se em refeições ou passeios casuais e as crianças, quando estão em casa, passam a maior parte do tempo brincando ou vendo TV. Além disso comprometer suas habilidades motoras e o fortalecimento do corpo, pode acabar levando-os a um estilo de vida sedentário e até mesmo desenvolver obesidade quando adolescentes ou adultos.

Não é exagero!

O perigo é real e os dados são assustadores: a obesidade é um dos maiores problemas de saúde do mundo e o número de pessoas obesas ou com sobrepeso sobe a cada dia.

A projeção para 2025, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. Os dados também são cruéis com as crianças: a obesidade infantil pode afetar mais de 75 milhões. Atualmente, o número é de 41 milhões.

Os motivos que contribuem para o aumento significativo das taxas de obesidade, tanto para as crianças quanto para os adultos, são a urbanização (que desencadeia problemas como aumento do trânsito, falta de tempo, estresse e má alimentação), a alta disponibilidade de restaurantes fast food, o aumento no consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcar e o sedentarismo.

Mas o problema maior pode estar dentro de casa!

No caso das crianças, existe outro agravante que colabora para a elevação nos níveis de obesidade: a falta de hábitos saudáveis na família. Os pequenos enxergam seus pais e os demais adultos a sua volta como educadores e grandes exemplos – e isso é uma responsabilidade e tanto.

As crianças acreditam que todos os comportamentos dos seus pais são ações aceitáveis, sejam elas boas ou ruins. Além disso, observam de perto e espelham-se em suas atitudes. Se os pais são sedentários, há uma grande chance de seus filhos também serem.

Entretanto, os pais que levam uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios constante, estão ensinando bons (e duradouros) hábitos aos seus filhos.

Filho de peixe, peixinho é!

Uma pesquisa da Universidade de Cambridge mostrou que quando os pais têm vida ativa, suas crianças têm 10% mais chances de também terem.

O estudo, feito com 554 mães e seus filhos de 4 anos de idade, foi o primeiro a mostrar uma relação direta entre a prática de exercícios dos pais e a forma como isso afeta as crianças. A pesquisa concluiu que os pequenos não são “naturalmente ativos” e que os pais têm um importante papel a desempenhar para promover o desenvolvimento de hábitos saudáveis no início da vida de seus filhos.

Além disso, a pesquisa também analisou que a prática de atividades físicas tende a diminuir entre a infância e a vida adulta. O declínio é ainda maior durante o período da gravidez: os novos pais tendem a ser menos ativos fisicamente e dificilmente conseguem retornar aos níveis de atividades que praticavam antes da paternidade, influenciando negativamente seus filhos.

Os motivos são compreensíveis: ter crianças pequenas em casa é uma grande responsabilidade e é completamente comum deixar a prática de exercícios como uma atividade de menor prioridade.

Isso não deveria acontecer, entretanto. Os exercícios trazem diversos benefícios – que vão muito além da saúde – para os pais e para os filhos.

E agora você se pergunta: como eu consigo ser um bom exemplo de vida ativa para meus filhos se eu não consigo nem parar por 1 hora do meu dia para ir à academia?

A resposta é simples: ter uma vida ativa não significa correr por horas em uma esteira ou ficar levantando pesos na academia. É possível seguir uma rotina de exercícios divertidos, rápidos e eficazes sem sair de casa e o melhor: ao lado da sua família.

O segredo é o programa Família Fit, criado pela super personal trainer Gabriela Cangussú. Gabriela já ajudou milhares de mães de todo o Brasil a recuperarem o corpo que tinham antes da gravidez através do programa Mamãe Sarada. Agora, ela quer mudar a vida de toda sua família.

A criação do Família Fit veio da vontade de cultivar hábitos saudáveis de uma maneira divertida, proporcionando bons momentos para toda a família. Não importa a idade! As crianças de 5 anos vão se divertir (e se exercitar) tanto quanto o vovô de 80.

Ainda não se convenceu? Confira mais detalhes sobre os benefícios (e sobre a importância) de manter uma rotina de exercícios com sua família.

1- Estabelece bons hábitos

Muitos fatores contribuem para a ocorrência da obesidade infantil – desde um estilo de vida sedentário até a falta de informação dos pais sobre uma dieta balanceada e sobre a importância da prática de atividades físicas. O ideal para que isso não aconteça é que as crianças comecem a se exercitar desde cedo.

Conseguir conectar a prática de exercícios com a sensação de estar em família e se divertir guia as crianças a um estilo de vida saudável duradouro, já que estarão associando as atividades físicas com sentimentos de união e lazer.

2- Permite uma ligação forte entre a família

Quando o assunto é “hora da família”, os roteiros geralmente envolvem ir ao cinema, ir a restaurantes ou ficar em casa assistindo TV. Essas atividades são ótimas para relaxar, mas não promovem ligações fortes entre pais, filhos e irmãos.

Com os exercícios, entretanto, não existe outra opção a não ser conversar um com o outro e trabalhar em equipe. As atividades físicas permitem estreitar os relacionamentos e ajudam a construir boas memórias em família.

3- É divertido

Ir ao cinema, jogar videogame ou assistir TV são programas divertidos, mas nos sentimos improdutivos quando ficamos muito tempo fazendo isso. Para as crianças, então, os prejuízos são ainda maiores: elas se acostumam facilmente com a rotina e podem desenvolver um estilo de vida sedentário a longo prazo.

A prática de atividades físicas, por outro lado, ajuda a desenvolver bons hábitos de saúde e pode ser tão divertido quanto os outros programas. Além disso, se você é pai ou mãe, você provavelmente está sempre buscando formas de passar mais tempo com seus filhos – e aqui está uma ótima opção!

4- Não custa caro e não ocupa muito tempo

Ir ao cinema, ao boliche e a restaurantes têm custos elevados e não promovem tantos benefícios quanto a prática de atividades físicas. Além disso, àqueles que se queixam da falta de tempo não têm motivos para reclamar: 20 minutos de exercícios diários já fazem uma diferença e tanto.

Pense nas atividades físicas como uma forma de levar uma vida mais saudável e ganhar mais qualidade de vida para você e sua família, além de conseguir passar mais tempo ao lado dos seus filhos.

Outro ponto importante é que, para as crianças, as ações falam mais alto que as palavras. Se exercitar junto a elas é um ótimo modo de ensiná-las sobre a importância de manter uma vida ativa e cultivar hábitos saudáveis desde cedo.

Por isso, não perca mais tempo! Clique aqui e transforme todos os seus dias em uma oportunidade de se exercitar e se divertir ao lado da sua família.