[ratings]
Podemos dizer que a maior parte das mulheres possui um ponto fraco chamado “açúcar”, não é mesmo? Aquela vontade absurda de comer algo doce depois do almoço ou no fim da tarde é muito comum, principalmente, entre o sexo feminino. A explicação para isso, porém, não é somente a tentação, mas sim uma necessidade fisiológica do organismo.
De onde vem a vontade de comer doce?
O desejo forte de comer doces está diretamente ligado à baixa produção de serotonina no nosso corpo, um hormônio neurotransmissor presente no cérebro responsável por melhorar o humor e causar uma sensação de bem-estar.
Quando os níveis deste hormônio estão baixos em nosso organismo ou quando estamos tristes e ansiosos, sentimos a necessidade de ingerir doces e carboidratos por serem responsáveis pela produção da própria serotonina. Por outro lado, quando as taxas dessa substância estão normais, atingimos mais facilmente a saciedade e temos maior controle sobre a ingestão de açúcares.
Isso explica a razão pela qual as mulheres sentem mais vontade de comer doce quando estão na TPM. No período pré-menstrual, acontecem grandes alterações hormonais e a queda da serotonina é uma delas. Por isso, o impulso das mulheres é de ingerir carboidratos simples, como o chocolates, que vão provocar uma momentânea sensação de prazer.
Entretanto, essa necessidade pode estar relacionada também a dieta seguida no dia a dia, quando há falta de alguns alimentos ricos em vitamina B6, B9, B12, zinco, magnésio ou triptofano.
A hora da vontade
Normalmente, o desejo de comer doces acontece no fim da tarde, quando o corpo sofre uma redução de serotonina.
Depois do almoço ou jantar, a vontade também pode aparecer pois os alimentos mais pesados demoram a ser processados, então o corpo continua com fome. Com isso, a lembrança ou a visualização de algo gostoso aumenta ainda mais o desejo. A dica para esse caso é comer uma fruta um pouco antes da refeição.
Em época de frio, é comum que o desejo de comer doces suba. Isso porque, nesse período, o corpo produz mais calor e gasta mais energia, fazendo aumentar a necessidade de alimentos com glicose.
A sensação provocada pela serotonina também está presente no sexo, nas atividades físicas, no sol e em alguns outros alimentos.
A ingestão de açúcar não é a única forma de se sentir bem e, em excesso, pode provocar o ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal, além de fazer mal para a saúde. Para tirar esse vício da sua rotina, separamos 10 dicas. Confira abaixo!
Como controlar a vontade de comer doces?
1- Reduza o açúcar aos poucos
Quando você corta por completo o doce que fazia parte da sua alimentação, isso pode não funcionar e até piorar a situação. Agindo dessa forma, é possível que você consiga se manter por alguns dias sem ele, porém, logo vai sentir a necessidade e acabará comendo uma quantidade maior do que comia antes. É o famoso “efeito rebote”
Portanto, se você tem o costume de comer doces, reduza o consumo de maneira gradual. Dessa forma, você conseguirá resultados sustentáveis.
2 – Exercite-se
Estudos já comprovaram que logo após se exercitar, grande parte das pessoas se sentem menos propensas a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura. Isso acontece porque a atividade física estimula a liberação de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar no organismo, o mesmo efeito causado pelo consumo de doces.
Além disso, a prática do exercício físico melhora o condicionamento das células preguiçosas e acelera a absorção do açúcar.
3 – Não pule refeições
Ao pular uma refeição, o seu corpo vai sentir faltar de comida e a fome vai estar maior na próxima vez que for comer. Isso faz com que você sinta uma vontade incontrolável por doces e carboidratos.
O ideal é comer de 3 em 3 horas, fazendo pequenos lanches saudáveis entre as principais refeições. Isso vai garantir disposição para as atividades do dia, evitando que seu organismo busque energia em outras fontes, como nos doces.
4 – Consuma alimentos ricos em triptofano
O Triptofano é uma substância presente em alguns alimentos que age na produção de serotonina e ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e ainda controla a vontade de ingerir açúcar.
Aposte em alimentos como aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha-do pará.
5 – Beba pouco líquido durante as refeições
A presença de comida no estômago provoca a sensação de saciedade. No entanto, quando tomamos líquido durante a refeição, a comida se move mais rapidamente do estômago para o intestino, podendo causar mais fome.
Procure também comer devagar, mastigando bastante os alimentos, isso vai contribuir para que o organismo fique satisfeito e esqueça qualquer vontade de comer doces.
6 – Diminua o consumo de sal
O excesso de sal deixa seu corpo desesperado por algo doce logo em seguida. Alimentos industrializados e fast food, por exemplo, contêm uma grande quantidade de sódio, que alteram o paladar e despertam a vontade de comer alimentos com açúcar. Portanto, evite alimentos desse tipo ou que sejam muito salgados.
7 – Fique longe dos doces
“O que os olhos não vêem, o corpo não sente”. O simples fato de ter um doce ao alcance do olhar já é suficiente para despertar o desejo. Por isso, mantê-los longe do campo de visão ou simplesmente não tê-los em casa pode resolver o problema.
Além disso, fuja dos programas de culinária da TV, e páginas do facebook ou sites relacionados à doces. Isso só vai aumentar a vontade de devorar o que tiver na frente.
8 – Escove os dentes
Experimente escovar os dentes logo após as refeições, antes mesmo de deixar a vontade de comer doce aparecer. Isso vai aliviar a vontade ou até mesmo fazer com que você esqueça a vontade.
9 – Substitua por frutas ou sobremesas pouco calóricas
Os doces contêm um açúcar chamado sacarose, que tem absorção rápida. Já as frutas contêm frutose, que demora para ser absorvida pelo organismo e, por isso, prolonga a sensação de saciedade.
Substitua os doces e guloseimas por gelatina, pudins diet ou sobremesas de frutas. Essas serão são boas opções para controlar a vontade de açúcar.
10 – Masque chicletes sem açúcar
Tenha sempre um pacote de chicletes sem açúcar na bolsa. O sabor refrescante do chiclete e o ato da mastigação reduzem a fome e a ansiedade.
E se não der para controlar a vontade?
Ainda que tente seguir todas essas dicas, tem sempre algum momento em que será impossível não se render ao prazer de um bom doce. Mas calma, isso não é o fim do mundo. Se você gosta de doce, não precisa eliminá-lo para sempre da sua vida. O segredo é comer do jeito certo e em pouca quantidade.
Escolha a hora certa
Quando não der pra controlar, procure comer doce em pequenas porções e somente uma vez ao dia.
Depois do almoço é o melhor momento para chutar o balde, já que as fibras de alimentos presentes na refeição, como verduras e legumes absorvem o açúcar, levando-o para fora do organismo e evitando os picos de insulina, que podem provocar acúmulo de gordura abdominal. Já se você pratica atividade física regularmente, deixe para comer um docinho uma hora antes do treino.
Qual o melhor tipo de chocolate?
Se for comer chocolate, opte por aqueles que contém castanhas ou frutas. Esses são ricos em fibras e gorduras boas, que fazem com que o açúcar seja absorvido lentamente, controlando o desejo e evitando ataques compulsivos.
O chocolate amargo é também uma boa opção já que não contém tanto açúcar como os outros tipos, reduzindo a vontade de comer mais. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes benéficas.
Precisa aprender a se alimentar melhor?
A compulsão por doces não é normal e pessoas que se alimentam de maneira equilibrada dificilmente passarão por momentos assim, já que o corpo estará recebendo a quantidade ideal de todos os nutrientes que precisa, controlando a questão hormonal e evitando desejos repentinos por açúcares e outros carboidratos.
O ideal, para quem quer perder peso, não é cortar nenhum tipo de alimento ou fazer dietas muito restritivas – elas sempre acabam no efeito rebote. Quem quer emagrecer de forma definitiva deve investir em uma reeducação alimentar: uma forma de educar o cérebro para aprender a se alimentar melhor.
Um programa online vem ajudando milhares de pessoas do Brasil a conquistarem um corpo em forma por meio de uma alimentação balanceada. O Vida Funcional, criado pelo ator Márcio Garcia e pela nutricionista das celebridades, Andréa Santa Rosa, traz um plano de reeducação alimentar completo, diversas sugestões de cardápio e mais de 200 receitas funcionais, tornando o processo muito mais simples.
Com o programa, é possível perder peso sem deixar o doce de lado e sem contar calorias. Se interessou? Clique aqui e conheça.