Muitas pessoas que começam a praticar algum tipo de atividade física mais intensa, costumam a sentir enjoo e vontade de vomitar durante o exercício. Mas não só os iniciantes, como também aqueles que se exercitam a mais tempo, já devem ter sentido a sensação pelo menos uma vez.
POR QUE ISSO ACONTECE?
Quando se pratica um exercício físico de alta intensidade, o organismo utiliza nos primeiros 30 a 60 segundos o metabolismo anaeróbico. Ou seja, a musculatura se movimenta a partir da energia acumulada no músculo – quebra do ATP proveniente da creatinafosfato.
No entanto, essa fonte energética se esgota rapidamente e, logo, o oxigênio passa a ser o responsável por transmitir energia para o corpo. Chamamos esse processo de metabolismo aeróbico. Ambos, então, começam a agir juntos e seus resíduos são liberados pela respiração.
Ao atingir o limite de esforço que o corpo suporta, geralmente por meio de uma atividade física desgastante, o nível do oxigênio no sangue cai e os músculos passam a produzir ácido láctico para suprir a energia através da quebra de carboidratos.
Porém, com o corpo trabalhando em um nível superior para ao seu condicionamento físico normal, a produção deste ácido láctico se excede, e esse começa a se acumular no sangue.
Como consequência, essa substância presente na corrente sanguínea deixa o sangue mais ácido, provocando a chamada acidose metabólica. As náuseas e vómitos são geradas, justamente, por essa sensação de acidez.
A vontade de vomitar durante o exercício não faz mal, desde que não seja frequente. Caso contrário, você deve procurar um médico ou um fisiologista para descobrir qual o real problema.
COMO EVITAR?
1 – BEBA ÁGUA REGULARMENTE
A desidratação provoca sintomas como boca seca, sede, diminuição no volume de urina, cansaço muscular, tontura e dor de cabeça e enjoos.
Tomar água regularmente portanto, é muito importante, pois além de mantê-lo hidratado, evitando assim a vontade de vomitar durante o exercício, é fundamental para que você reponha todo o líquido perdido no processo.
A dica é beber pelo menos 3 copos de água antes de se exercitar e de 1 a 2 copos a cada 15 minutos de exercício.
2 – SE ALIMENTE 1 OU 2 HORAS ANTES DE SE EXERCITAR
Uma das maiores causas de tonteira e enjoos durante o exercício é um nível baixo de açúcar no sangue. Quando o seu estômago está vazio e o seu corpo já gastou todo o estoque de calorias, você pode começar a suar mais do que o normal durante o esforço, sentir tonteira, náusea e até mesmo desmaiar.
A melhor forma de prevenir isso é consumir uma refeição com pelo menos 300 calorias antes de qualquer atividade física, contendo principalmente proteína e carboidratos. Esses nutrientes ajudarão a produzir mais energia para a execução dos exercícios.
Se você treina de manhã cedo há uma maior possibilidade de aparecerem os enjoos e a vontade de vomitar durante os exercícios. Isso porque o organismo ficou sem comida por muitas horas, e o estômago vazio diante de um grande esforço físico induz mais facilmente a esses sintomas. Por isso, tente fazer pelo menos um lanche leve como uma banana, por exemplo.
No entanto, comer antes do exercício não é começa-lo imediatamente de barriga cheia. É importante dar um tempo ao seu sistema digestivo para que ele realize a digestão antes de fazer qualquer atividade. O ideal é esperar entre 1 e duas horas depois de comer. Caso contrário, os fluidos necessários para o processo serão retirados dos músculos e irão para o aparelho digestivo provocando o mal estar.
3 – CONCENTRE-SE NA SUA RESPIRAÇÃO
Um aumento repentino na pressão sanguínea com o exercício físico, pode criar certo enjoo e induzir ao vômito. Controlar a respiração vai ajudar a diminuir essa pressão do sangue.
Além disso, outra dica quando o seu ritmo cardíaco estiver no máximo, é reduzir a intensidade do exercício. O exagero muitas vezes leva ao vômito.
4- CONTROLE A ANSIEDADE
Estresse e ansiedade com problemas do dia-a-dia podem ser canalizados para a prática de exercícios provocando náuseas e vontade de vomitar. Caso isso ocorra, a sugestão é diminuir o ritmo, relaxar e perceber a provável volta ao normal.
5 – CONSUMA BEBIDAS ISOTÔNICAS SE VOCÊ TENDE A TER BAIXO NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE.
Bebidas isotônicas como o Gatorade, podem ajudar a aumentar o nível de açúcar do sangue a níveis seguros e ajudar ainda mais na hidratação.
Se ainda assim você se sente mal durante os exercícios e tem uma tendência a ter baixo nível de açúcar no sangue, o problema pode ser algo como hipoglicemia.
Visite o seu médico se os sintomas persistirem.