Emagrecimento Fitness Movimento

Os 6 piores inimigos da perda de peso

Você acha a perda de peso um processo complicado? Já sentiu que faz de tudo para emagrecer e seu corpo parece não responder a todos os seus esforços? Já se sentiu desmotivado e abandonou toda a sua rotina saudável por não conseguir enxergar resultados satisfatórios? Sempre tenta entrar em forma e acaba não conseguindo sem nem mesmo saber o porquê disso?

Reunimos abaixo os piores inimigos que você encontra no seu processo de emagrecimento. Felizmente, são problemas reversíveis e que dependem de somente um fator para serem superados: você.

Ficou curioso? Continue lendo o artigo!

1- A balança

Acredite se quiser: a balança pode ser um dos seus maiores inimigos na hora da perda de peso. Isso acontece porque os números que aparecem nela não refletem seus esforços e podem acabar te desmotivando, caso não apresentem grandes diferenças nos períodos de tempo estipulados por você.

Se você iniciou uma rotina totalmente nova com o objetivo de emagrecer, saiba que é completamente normal vivenciar uma perda de peso repentina e uma estagnação no emagrecimento logo em seguida. O motivo é claro: você provavelmente mudou seus hábitos alimentares, eliminando ou diminuindo a quantidade de açúcares e gorduras, além de ter começado a se exercitar.

Assim, seu metabolismo começa a se adaptar rapidamente à nova alimentação, à diminuição da ingestão calórica e à nova rotina de exercícios. Todos esses fatores forçam o corpo a começar a queimar gordura, tornando o início do processo bem motivador – é uma delícia ver os quilinhos extras indo embora!

Entretanto, os exercícios fazem você ganhar músculos (que são bem mais pesados que as gorduras). Então você pode acabar se desanimando em manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios por não ver o valor na balança diminuir, enquanto, na verdade, o seu corpo continua queimando gordura e construindo massa magra.

A solução para que isso não aconteça é não dar atenção à balança e começar a focar no seu espelho. Analise seu corpo, tire fotos regulares do seu progresso e acredite no que você consegue ver, não medir. Um corpo que pesa 70 kg pode ter muito menos gordura do que um corpo com 10 kg a menos, por exemplo.

Além disso, aumentar a quantidade de massa magra traz mais benefícios para seu emagrecimento: os músculos consomem mais calorias que as gorduras e potencializam a perda de peso.

2- Não beber água

A água é responsável por aproximadamente 60% do peso do nosso corpo e você pode ter uma falsa sensação de emagrecimento caso seus níveis de hidratação sofram alterações constantes ou caiam subitamente.

Além disso, a sede e a desidratação estão diretamente ligadas ao aumento do apetite. Você poderia ter evitado comer aquele lanchinho entre as refeições apenas tomando um copo de água – ela aumenta a saciedade e faz você ficar satisfeito com uma menor quantidade de alimento.

Isso foi mostrado em um estudo publicado na revista Obesity, que analisou a rotina alimentar de dois grupos de pessoas por um período de 12 semanas. Ao final da pesquisa, aqueles que beberam 500 ml de água antes das refeições apresentaram 2 kg a menos do que aqueles que não beberam.

A solução é simples: beba mais água. O hábito emagrece, favorece as funções celulares e está diretamente ligado à manutenção de uma boa saúde.

3- A falta de suporte

Pode parecer besteira, mas a falta de suporte do seu ciclo de convivência durante o período de emagrecimento é um dos grandes motivos que levam as pessoas a falharem em seus objetivos.

Um estudo australiano acompanhou o processo de perda de peso de algumas pessoas e concluiu que a falta de suporte contribuiu diretamente para a falha no alcance das metas de aproximadamente 40% dos pesquisados.

Isso acontece porque os familiares e amigos podem agir, inconscientemente, como catalisadores para maus hábitos alimentares e de saúde.

A solução para que isso não aconteça não é se afastar de todos ou começar a recusar as happy hours do trabalho – tudo que você precisa é da ajuda de um ou dois amigos que te motivem. Quem sabe vocês não seguem a mesma dieta ou se aventuram na mesma rotina de exercícios?!

4- A má alimentação

Ninguém precisa fazer dietas malucas para conseguir emagrecer, mas a alimentação é uma das partes mais importantes da perda de peso e é crucial que você não deixe ela de lado caso queira queimar gorduras e construir massa magra.

Aqui, o importante é cortar os excessos de carboidrato e gordura (sem eliminá-los completamente do seu cardápio) e analisar os alimentos que vão te oferecer bons resultados, tanto para o seu corpo quanto para a sua saúde.

O consumo de fibras, por exemplo, traz diversos benefícios para o corpo: elas aumentam a saciedade e controlam o índice glicêmico do corpo – importante para quem quer perder peso.

Além disso, quem quer construir músculos deve aumentar o consumo de proteínas magras, como frango, peixe, carne vermelha (sem gordura), ovos, derivados do leite (na forma desnatada, de preferência) e grãos (como feijão preto, grão de bico e soja).

5- O sedentarismo

Assim como é impossível perder peso sem uma alimentação saudável, deixar de lado a prática de exercícios também fará com que seu processo de emagrecimento aconteça incontáveis vezes mais devagar.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo IBGE em 2015, mais de 60% dos brasileiros afirmaram que não praticam esportes ou atividades físicas. O estudo considerou adultos e adolescentes a partir de 15 anos.

O sedentarismo contribui para a obesidade e acarreta uma série de problemas de saúde, incluindo diabetes, osteoporose, doenças cardíacas e depressão. Além de tudo, impede seu corpo de construir massa magra, crucial para quem quer perder peso e alcançar uma boa forma.

6- A prática de exercícios sem auxílio profissional

Acredite: fazer exercícios da maneira errada pode ser pior do que não fazer exercício nenhum. A prática de atividades físicas sem auxílio profissional, além de interferir na perda de peso, pode acarretar sérios problemas de saúde, como lesões em músculos, tendões e ligamentos.

É muito comum que isso aconteça em academias tradicionais. São muitos equipamentos, muitos alunos e poucos profissionais para fiscalizar o que cada pessoa está fazendo. Os personais só direcionam sua atenção a uma única pessoa por um valor extra (e exorbitante) na mensalidade.

A consequência disso? Alunos fazendo exercícios da maneira errada, em sequências que atrapalham o desempenho e em posições que prejudicam o corpo e não oferecem resultados satisfatórios.

A boa notícia é que é possível fazer exercícios com auxílio profissional por um preço justo e sem sair de casa. E o melhor: com uma personal trainer renomada e respeitada em todo Brasil.

[feature_box_creator style=”1″ width=”” top_margin=”5″ bottom_margin=”20″ top_padding=”” right_padding=”” bottom_padding=”0″ left_padding=”” alignment=”center” bg_color=”#fdff9b” bg_color_end=”” border_color=”#fdff9b” border_weight=”” border_radius=”” border_style=”solid” ]

NOVO TREINO PARA MULHERES: Transforme seu corpo em 8 semanas com a Lana Pessoa, especialista em saúde da mulher.   Assista Agora »

[/feature_box_creator]

O segredo é o programa online Missão Fitness, criado pela personal Lana Pessoa. Lana criou uma série de exercícios de 15 minutos que fazem as mulheres transformarem seus corpos em apenas 60 dias.

O Missão Fitness é a melhor solução para a perda de peso

Foi comprovado que o corpo responde melhor aos primeiros 15 minutos de exercício. Então por que fazer horas e horas de atividades se o resultado não será tão satisfatório?

Pensando nisso, Lana reuniu os melhores e mais eficazes exercícios para queimar gordura localizada e definir o corpo em um treino de apenas 15 minutos diários.

Você transforma seu corpo em 60 dias, com apenas 15 minutos diários

A metodologia exclusiva criada por Lana Pessoa foi feita com o objetivo de alcançar resultados surpreendentes em um curto espaço de tempo. Lana criou uma rotina de exercícios que muda dia após dia, misturando técnicas de exercícios localizados, rotinas de cardio, funcional e HIIT.

Assim, o corpo não se acostuma com as atividades (como acontece com os treinos tradicionais de academia) e os resultados são mais eficazes.

Se interessou e quer começar a mudar o seu corpo agora mesmo? Clique aqui e saiba mais sobre o Missão Fitness.