Comunidades

Cuidados após covid-19: quando retornar para o treino?

Após testar positivo para o Covid-19, você pode perder força e sua resistência aeróbica diminui, além disso, todo o seu corpo fica fraco por tentar lutar contra a infecção. Se você voltar à sua rotina normal de treino, pode estar fazendo mais mal do que bem para a sua saúde. 

Hoje, certamente temos mais ciência dos efeitos do vírus do que quando a pandemia começou, mas ainda pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo do Covid-19

Até então sabemos que, em alguns casos, o vírus pode causar danos ao coração, cérebro, pulmões e rins. Algumas pessoas também podem apresentar sintomas persistentes, incluindo falta de ar e exaustão, dores musculares, perda de perda de paladar e olfato, todos os quais são péssimos, inclusive para quem pratica atividade física regularmente.

Voltar a rotina de exercícios após a infecção requer planejamento cuidadoso e autocontrole para alcançar os melhores resultados. Por exemplo, no começo, você não poderá correr tão rápido quanto de costume ou levantar tanto peso quanto antes. Com paciência e determinação, logo você estará de volta aos trilhos. Então, continue lendo o post para você voltar para o treino em segurança

Passos para retornar ao treino

É importante ressaltar que enquanto você estiver testado positivo para o vírus, não deve se envolver em nenhuma atividade física e deve continuar se hidratando, seguindo o protocolo que o seu médico passou. 

Todas as pessoas testadas anteriormente para a Covid, independentemente dos sintomas, devem descansar por no mínimo 10 dias e não deve haver atividade física nesse período. Se uma pessoa testar positivo, mas não apresentar sintomas, a data de isolamento começa na data do teste positivo. Se for sintomático, o tempo começa a ser contado na data em que os sintomas começaram.

Agora, caso a pessoa tenha apenas uma doença leve ou teste positivo sem apresentar nenhum sintoma, ela pode considerar um retorno gradual à atividade física após o período de isolamento de 10 dias.

É muito importante ficar em observação porque no caso do aparecimento de algum sintomas, o treino deve ser interrompido imediatamente. Como é o exemplo de indícios de:

  • Dor no peito ou palpitações cardíacas.
  • Náusea.
  • Dor de cabeça.
  • Frequência cardíaca alta não proporcional ao nível de esforço que o treino demanda.
  • Sensação de tontura.
  • Falta de ar, dificuldade em recuperar o fôlego ou respiração anormal e rápida.
  • Nível excessivo de fadiga.
  • Inchaço nas extremidades

Para você ficar mais atento aos sinais, elaboramos uma linha do tempo, baseada no estudo da UMC (Universidade de Michigan). Siga essas cinco etapas para realizar um retorno saudável.

A Paciência é o melhor remédio 

Voltar aos esportes e exercícios após a recuperação do Covid-19 pode ser um processo lento. Por isso, confira algumas dicas adicionais para se reintroduzir o condicionamento físico:

  • Ouça seu corpo: se você estiver com sintomas como dor no peito ou palpitações cardíacas, pare de se exercitar imediatamente e consulte seu médico. 
  • Vá com calma: comece com uma caminhada lenta e, se estiver tudo bem, tente uma caminhada rápida no dia seguinte. Em seguida, aumente a quantidade de tempo que você está andando. Aumente gradualmente por cerca de 1 a 2 semanas antes de retornar ao treinamento HIIT que estava fazendo antes do COVID-19.
  • Seja paciente: Mesmo se você estivesse treinando para uma maratona antes de ser infectado, provavelmente descobrirá que seu corpo mudou um pouco, o que exige cautela extra. Não force demais um corpo que ainda está tentando se recuperar.