[ratings]
Toda futura mãe tem o mesmo pensamento quando descobre uma gestação: como emagrecer depois da gravidez?
A dúvida é comum. Afinal, uma gravidez mexe com o corpo de uma mulher de forma extremamente intensa e o ganho de peso nessa fase da vida é uma consequência certa. Os motivos são muitos: há uma mudança radical na alimentação, as mulheres tendem a baixar o ritmo e passam a se exercitarem menos, os hormônios são alterados e seu corpo, agora, passa a nutrir outra pessoa.
Após o parto, é ilusão pensar que o corpo voltará a ser como antes instantaneamente, sem nenhum esforço, mas também não é verdade pensar que a forma física que possuía antes da gestação é inatingível. Ficar em forma e emagrecer depois depois da gravidez é sim possível, mas exige bastante dedicação. Confira aqui o nosso Guia Definitivo de Como Emagrecer Depois do Parto.
E fique de olho nas dicas abaixo:
1- Não existe “pílula mágica”
Após o parto, aproximadamente cinco quilos já são eliminados do corpo: o bebê é responsável por três a quatro quilos e o restante se dá pela placenta e pelo líquido amniótico. Nas semanas seguintes, o organismo desincha e libera o líquido acumulado durante a gravidez pela urina.
Depois de ter o excesso de líquido excretado, o corpo diminui o ritmo e o emagrecimento se torna um pouco mais lento. Além disso, o organismo tende a estocar gordura por conta da amamentação. Mas não se desespere e saia para comprar aqueles remédios que prometem emagrecimento instantâneo. Além de fazerem mal para a saúde, eles irão afetar a sua disposição durante o dia e o seu humor. Você não quer que isso aconteça justamente no momento da sua vida que mais precisa de disposição, certo?!
2 – Alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada é de extrema importância para qualquer pessoa e todos que desejam perder peso sabem que só conseguirão atingir sua meta se associarem uma rotina de exercícios eficientes com uma boa dieta. Após a gestação, isso se torna ainda mais necessário: o corpo passou por grandes mudanças durante a gravidez, os hormônios estão desregulados e a mulher precisa amamentar, logo, precisa prover de uma boa alimentação.
Por isso, é preciso tomar cuidado com dietas muito rígidas e “milagrosas”, principalmente as mães que estão amamentando. Emagrecer depois da gravidez é um trabalho que exige paciência, dedicação e tempo. Com uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios que respeite o corpo e a fase que a mulher está vivendo, perder peso é uma consequência.
3 – Eliminando as gorduras localizadas
Em uma gravidez, o corpo tende a estocar mais gordura em algumas regiões do corpo específicas, como a barriga, pernas e glúteos. Por conta disso, os exercícios localizados tornam-se primordiais no pós-parto. Os agachamentos e os abdominais, por exemplo, precisam fazer parte da rotina de exercícios de quem deseja perder os quilos adquiridos durante e emagrecer depois da gravidez.
Mas não adianta simplesmente fazer esse tipo de exercício aleatoriamente, por que não é o exercício em si que vai te ajudar, e sim a maneira como ele é executado. Isso nos leva à quarta dica.
4 – Faça exercícios de alta intensidade
Estudos já comprovaram que exercícios de curta duração com movimentos intervalados de alta intensidade queimam mais calorias que exercícios contínuos de longa duração, como é o caso da corrida, caminhada ou esteira na academia. Além disso, esse tipo de exercício faz com o corpo continue queimando gordura por até 48 horas após sua execução, permitindo, literalmente, queimar gordura enquanto dormimos.
Porém, antes de iniciar uma rotina de exercícios de alta intensidade, é importante que as mamães procurem um médico. Cada mulher tem um corpo diferente e cada corpo possui suas limitações, por isso, uma avaliação profissional é sempre a melhor escolha. Emagrecer depois da gravidez é necessário, mas manter a saúde do corpo é ainda mais. A boa notícia é que dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo!
5 – Acredite! É possível voltar ao corpo de antes!
Existem dois tipos de reações no pós-parto: a primeira é da mãe que se deixa levar pela nova rotina, se acomoda e acaba ganhando ainda mais peso e a segunda é da mãe que sonha em voltar a ter o corpo que possuía antes da gravidez.
O grande problema é que, sendo mãe, a rotina não é nada fácil e a falta de tempo parece ser cada vez maior, tornando-se um empecilho entre a vontade de perder peso e o esforço para consegui-lo.
A melhor maneira de emagrecer depois da gravidez é acreditar que é possível e inserir na sua rotina um treino de curta duração com exercícios intervalados de alta intensidade e moderar na alimentação.
Um programa online de exercícios criado pela Gabriela Cangussú, uma personal trainer mineira especializada em exercícios para mães, promete isso. Ela tem ajudado mulheres de todo o Brasil a reconquistarem sua autoestima e o corpo que tinham antes da gestação.
Gabriela, que é mãe de duas crianças, passou pelos mesmos problemas e dificuldades para emagrecer depois da gravidez. A rotina corrida e a falta de tempo fizeram a personal criar o Mamãe Sarada, um programa que tem o objetivo de ajudar outras mães que passam pelas mesmas dificuldades que ela já passou.
Segundo Gabriela, o programa foi criado exclusivamente para mães, onde ela utiliza a metodologia de exercícios intervalados de alta intensidade focando nas partes do corpo da mulher que são mais afetados pela gravidez. E pode ficar tranquila! Já foi comprovado cientificamente que exercício não seca o leite. Falamos sobre mais sobre isto aqui.
Tudo foi feito pensando exclusivamente nas mamães. O programa dura 60 dias, as aulas são de curta duração (apenas 14 minutos) e todos os vídeos podem ser acessados pela internet, dando assim total flexibilidade para ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar – um benefício e tanto para as mamães que querem emagrecer depois da gravidez e não têm tempo para frequentar academias ou dedicar grande parte do seu tempo para os exercícios físicos.
Ficou interessada? Confira mais informações sobre o Mamãe Sarada clicando aqui.