Uma das maiores queixas das gestantes e das novas mamães em relação às mudanças do corpo, é a flacidez no bumbum. Com a gestação, ela é muito comum de aparecer e a solução é a prática de exercícios físicos. Como sabemos que conciliar academia e as tarefas cotidianas, principalmente depois da chegada do filho, não é fácil, selecionamos 4 exercícios infalíveis para levantar o bumbum depois da gravidez sem precisar sair de casa.
FLACIDEZ NO PÓS-PARTO
A flacidez é um problema estético que afeta áreas como braços, pernas, abdome e bumbum de grande parte das mulheres. Alguns fatores que contribuem para acelerar esse processo são distúrbios hormonais, sedentarismo, obesidade, fumo e a gravidez.
No período da gestão, a flacidez surge pois o corpo da mãe se modifica para receber um bebê. O quadril, portanto, passa por um alargamento para que a criança tenha espaço para crescer e também se preparar para o parto. Para que isso aconteça, todos os músculos do quadril precisam diminuir o seu tônus.
Tônus é o estado de contração natural que existe em todos os músculos do nosso corpo. Quando esse diminui, acontece a flacidez e a perda de força, o que significa também uma perda de massa muscular. O final da gravidez é onde isso fica mais perceptível no corpo, se estendendo até um bom período após o parto.
COMO ACABAR COM ELA
A força e a perda de massa muscular podem ser recuperadas com exercícios localizados para a região. Portanto, o ideal é fazer exercícios específicos durante a gravidez para que a força e a massa muscular sejam mantidas (dentro dos limites do período gestacional) e após o nascimento, com a liberação do médico, iniciar também um programa direcionado. Abaixo apresentamos algumas dicas para você que quer levantar o bumbum depois da gravidez mas não tem tempo de frequentar uma academia:
1 – Agachamento básico
De pé, com as pernas ligeiramente afastadas, flexione os joelhos a um ângulo de 90 graus enquanto contrai os glúteos. Estique as pernas voltando para a posição inicial e depois faça outro agachamento.
Repita o movimento durante 30 segundos.
De barriga para baixo, com as duas mãos apoiadas no solo e afastadas na largura dos ombros, mantenha o corpo alinhado. Leve um joelho para frente e faça o mesmo com o outro lado.
Altere as duas pernas por 30 segundos
De pé, com as pernas afastadas na largura do quadril, dê um passo grande para frente e flexione os joelhos a 90 graus, tentando encostar o joelho de baixo no solo. Volte a posição inicial e faça novamente o exercício com a outra perna.
Repita o movimento por 30 segundos cada perna.
Para dificultar, que tal uma ajudinha do filhote?
Deitada no chão, mova os quadris em direção ao teto, mantendo uma perna elevada de forma estendida. Faça uma pausa e abaixe lentamente o corpo de volta à posição inicial contraindo os glúteos, ainda com a perna esticada.
Repita o movimento 30s com cada perna.
MAMÃE SARADA
A falta de tempo é com certeza o nosso maior vilão para manter a boa forma. Toda mãe que dedica o dia todo ao filho sabe que não sobra nem uma horinha se quer para cuidar do próprio corpo.
Por isso, depois de viver essa situação, a especialista em treinamento físico para mulheres, Gabriela Cangussú, criou o Mamãe Sarada, um programa online que ajuda mães que querem recuperar não só o bumbum, mas todo o corpo que tinham antes da gravidez sem gastar o precioso tempo e sem precisar sair de perto do bebê.
O método usado no programa consiste em uma sequência de treinos voltados para mães, focando principalmente nos membros mais atingidos na gravidez como abdome, glúteos, pernas e bumbum.
Os exercícios são exibidos por meio de vídeos auxiliados pela própria Gabriela e com duração de apenas 14 minutos cada. Isso facilita para que as mães ocupadas consigam se exercitar em alguma momento livre do dia e com isso voltarem a boa forma rapidamente, gastando pouco tempo do seu dia. Além disso, é possível acompanhar de qualquer lugar e sem o uso de qualquer de aparelho.
Não é impossível levantar o bumbum depois da gravidez, mas para isso é preciso foco, determinação e força de vontade. Não esquecendo também da alimentação, que vai ser a grande responsável pela sua energia e disposição.